Antes de mais um pedido de desculpa aos seguidores e fãs por a proliferação literària não ter sido muita nos últimos tempos.
De facto queria deixar aqui umas "pérolas" já há algum tempo, mas por esta ou aquela razão foi-se adiando até hoje.
Estas "pérolas" de hoje são para dizer que a partir de agora o blog vai ser ilustrado. Aqui o nosso "je" comprou a bela da máquina na Galiza e poderá fornecer aos leitores e fãs espalhados pelo mundo um pouco da vida e obra (não se preocupem que eu poupo-vos a "obra em sentidos não tão amplos") deste vosso ilustre bloguista.
Indo agora ao que nos trouxe aqui...
Estive na predisposição de fazer uma dissertação de quanto é bom viver na nossa terrinha e que quando falamos de burocracias... temos que pensar que há bem pior!!!!!
Mas vou-me resumir a exemplos...
Em Espanha, e aqui na Galiza em particular, as pessoas habituaram-se a pequenas formalidades acerca de quase tudo. Com excepção do trato que quase uniformemente é por "tu", todo o resto da vida social implica uma série de formalidades. (Eu estou a falar de formalidades, não de educação, porque dizer: "perdón" ou "con su licença" pode ser uma tarefa demasiadamente árdua para um espanhol).
Mas indo às formalidades...
Estes nossos ricos "nuestros hermanos" para que um pobre estrangeiro possa adquirir um simples cartão de telemóvel, ainda por cima recarregável, exigem numa qualquer loja de telefones ("só" tive na phone house, optimus (orange aqui) e vodafone...): Bilhete de identidade, fotocópia do Bilhete de Identidade, Passaporte, fotocópia do Passaporte e.... quatro ou cinco assinaturas num contrato para todos os tipos de efeitos.
Pouco burocrático hem???